Simpósios

Simpósios temáticos:


Texto e Discurso
Profa. Dra. Thais Ludmila da Silva Ranieri (UFRPE/UAST)
O presente simpósio pretende agregar trabalhos que se dedicam aos estudos do texto e do discurso sob o viés da Linguística Textual e da Análise do Discurso. Assim, aceitaremos trabalhos que envolvem as áreas em atuação conjunta ou com foco nos processos referenciais, nas relações multimodais, nas discussões em torno do acesso discursivo, entre outros.

Variação linguística e ensino de Português
Profa. Dra. Renata Lívia de Araújo Santos (UFRPE/UAST) e Profa. Dra. Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório – (UFAL/Campus Sertão)
O simpósio Variação linguística e ensino de Português tem por objetivo promover uma reflexão em torno da diversidade linguística e suas implicações no ensino do português, configurando-se, assim, como um espaço para a discussão e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da área da linguagem, interessados na temática. Pretende-se, portanto, abarcar não só estudos relacionados à variação linguística e ensino, mas também estudos descritivos de variação linguística nos diferentes níveis gramaticais do português falado e escrito. Espera-se que evidências empíricas e reflexões de caráter teórico-metodológico/ quantitativo-qualitativo, concernentes à análise da variação linguística possam subsidiar hipóteses a respeito de contribuições da Teoria da Variação Linguística (LABOV, 2008 [1972]) para o ensino do português.

Estudos em Teoria e Análise Linguística
Prof. Dr. Adeilson Pinheiro Sedrins (UFRPE/UAST) e Prof. Dr. Rafael Bezerra de Lima (UFRPE/UAG)
A proposta deste simpósio é reunir estudos teóricos e estudos de descrição e análise das línguas naturais, desenvolvidos tanto sob o viés de teorias formalistas, quanto funcionalistas, com o objetivo central de promover um espaço para divulgação desses trabalhos e contribuir para nosso conhecimento acerca da organização e funcionamento de gramáticas particulares. Serão muito bem-vindos estudos desenvolvidos no nível fonético-fonológico, lexical, morfossintático, semântico, bem como estudos de interface entre esses níveis da gramática e estudos voltados para questões de processamento.

Análise Linguística e Ensino
Prof. Dr. Cleber Ataíde (UFRPE/UAST) e Prof. Me. Emanuel Cordeiro da Silva (UFRPE/UAST)
O Simpósio Temático Análise Linguística e Ensino se propõe a reunir estudos que reflitam acerca da prática da análise linguística no ensino de língua. Os docentes da educação básica, a despeito da oferta dos cursos de formação continuada, ainda sentem muitas dificuldades quanto ao planejamento e à execução de atividades de ensino-aprendizagem orientadas pelos atuais paradigmas teórico-metodológicos para o ensino de língua. As dificuldades sentidas estão presentes nos campos da leitura, da produção textual e da análise linguística. No que diz respeito a esse último, nosso objeto de interesse, os problemas enfrentados são tanto de natureza conceptual, haja vista a secular centralidade no ensino da gramática normativa, como também de criação de propostas que, além de bem articuladas com os avanços teóricos e metodológicos,
sejam percebidas como exequíveis pelos professores. Sendo assim, são aqui esperados trabalhos que promovam a reflexão sobre a delimitação da análise linguística na educação básica, buscando discutir divergências e convergências com o ensino da gramática normativa, e trabalhos que apresentem-se como possibilidades de exploração da análise linguística em sala de aula.

Conexão de saberes: interfaces com a língua, a literatura e o ensino
Profa. Ma. Marcela Cássia Sousa de Melo Benício Figueiredo e Profa. Ma. Paula Manuella Silva de Santana
O presente Simpósio Temático tem como escopo reunir abordagens diversas sobre a língua, a literatura e o ensino, uma vez que a conexão de saberes, a interdisciplinaridade e as interlinguagens, expressam as interfaces do conhecimento. Portanto, olhares diversos sobre esses temas devem ser considerados relevantes, uma vez que um olhar filosófico e/ou sociológico e/ou artístico representam experimentações da realidade.

Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas de Autoria Feminina
Prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas e Prof. Dr. Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)
Este simpósio acolhe pesquisas que se voltem para os estudos da memória em articulação com as teorias do imaginário, tomando por base o texto literário produzido por escritoras do Brasil e da África.

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas
Prof. Me. Walison Paulino de Araújo Costa (UFRPE/UAST) e Prof. Dr. Kleyton Ricardo Wanderley Pereira (UFRPE/UAST)
Este Simpósio Temático recepciona propostas de trabalho que contemplem discussões sobre a Linguística Aplicada ao ensino de línguas, maternas ou estrangeiras, em que conste o interesse, entre outros pontos, no ensino e aprendizagem de línguas, na interação em aprendizagem, nos multiletramentos, na interculturalidade e multiculturalidade, na aquisição de línguas materna e estrangeira, na análise de materiais didáticos, na leitura e produção de textos etc.

Leitura e escrita: (re)pensando o ensino e aprendizagem
Profa. Ma. Elaine Cristina Nascimento da Silva (UFRPE/UAST) e Prof. Me. Eudes da Silva Santos (UFRPE – UAST)
A proposta do simpósio buscará reunir discussões teóricas e práticas referentes ao ensino-aprendizagem da leitura e da produção de texto. Para tanto, realizaremos momentos de apresentação e discussão de pesquisas e relatos de experiências sobre o ensino de língua materna.

Literatura e Ensino
Profa. Ma. Andreia Bezerra de Lima (UFRPE/UAST) e Profa. Dra. Valquíria Maria Cavalcante de Moura (UFRPE/UAST)
Este simpósio temático aceita trabalhos que tragam reflexões teórico-metodológicas a respeito do ensino de Literatura, discutindo perspectivas e possibilidades a serem abordadas; assim como relatos de experiência e/ou sugestões de trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula.

Literaturas em movimento: o texto literário em seu viés Teórico, Comparativo, Analítico e Pedagógico
Prof. Me. Nefatalin Gonçalves Neto (UFRPE/UAST)
O Simpósio Temático Literaturas em movimento: o texto literário em seu viés Teórico, Comparativo, Analítico e Pedagógico se propõe a reunir estudos que reflitam acerca da Literatura de forma analítica dentro das questões teóricas, comparativistas, analíticas e pedagógicas. A despeito da oferta dos cursos de formação inicial e continuada, os professores ainda apresentam sérias dificuldades em trabalhar com o texto literário, seja particularmente como em sala de aula. Se pensarmos nas questões teóricas ou de ensino-aprendizagem, muitos são os materiais, mas poucas as práticas ou orientações atuais. Sendo assim, são aqui esperados trabalhos que promovam a reflexão sobre as possibilidades da literatura ser pensada em sala de aula, em suas diversas áreas de atuação, seus métodos, práticas e teorias, assim como suas possibilidades de análise e comparação. Dessa forma teorias como o (neo)biografismo, a escrita de si, o comparativismo, a sociocrítica, os estudos culturais, o estruturalismo e o formalismo, a estética da recepção, o desconstrucionismo, o construtivismo, a retórica literária, a crítica psicanalítica, a Análise Dialógica do Discurso, o New Historicism, o New Criticism, a leitura pedagógica, a semiologia, a crítica sociológica, dentre outras vertentes serão aceitas e bem vindas para explorar analiticamente as possibilidades do canal sígnico em sua multiplicidade literária.

Inglês em trocas: experiências e docências
Larissa Cavalcanti e Bruna Dugnani
Teorias e métodos acerca abundam no campo do ensino de inglês como língua estrangeira/segunda língua e dão origens a diversas perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas, assim como geram novas práticas docentes. Mas é justamente a prática do ensino que é por vezes pouco apreciada em si mesma. O saber ensinar uma língua abrange não somente o conhecimento da língua e uma metodologia, mas crenças, intuições, valores, criatividade, afetividade, flexibilidade dentre muitos fatores importantes para o desenvolvimento das competências cognitivas, socioculturais e linguísticas dos alunos em seus diversos contextos educacionais. O objetivo desse simpósio é, portanto, promover a reflexão acerca do fazer docente de professores, estagiários ou futuros professores de língua inglesa a partir de pesquisas ou relatos de experiência. Além da troca de saberes, o simpósio objetiva analisar reflexivamente os saberes docentes compartilhados para ampliar a compreensão sobre a educação de inglês como língua estrangeira e sistematizar saberes, como técnicas, estratégias, materiais ou instrumentos avaliativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário